• Case: NBA House

    Estrutura de conectividade da Vialink na NBA House, sucesso absoluto na Rio 2016

  • broken image

    O projeto

    A small tagline

    A NBA (National Basketball Association) é uma das maiores organizações esportivas do planeta. A associação conduz a principal liga de basquetebol profissional dos Estados Unidos e a mais famosa do esporte. Com o objetivo de expandir a marca pelo globo, a associação promove diversos eventos vinculados à marca e às equipes participantes. Os eventos visam aproximar os fãs e trazer potenciais novos admiradores e consumidores.

    Aproveitando toda a movimentação dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de janeiro, a NBA trouxe ao Brasil a NBA House. O espaço temático projetava a ocupação de um espaço de 3.000 m², com trânsito de mais de 50 mil pessoas durante dez dias de funcionamento. Diante de um projeto desse porte, a Octagon Brasil ficou responsável pela concepção e pelo projeto da iniciativa.

    O espaço foi concebido para oferecer uma grandiosa gama de atividades interativas, exibição de itens clássicos, além da Loja NBA, com mais de 100 itens oficiais, entre eles uma linha exclusiva “NBA House”. Um evento com uma marca de tanto peso por trás e ainda fazendo parte do calendário oficial da maior competição esportiva do mundo precisava ser concebido nos mínimos detalhes, com estrutura de ponta a prova de falhas.

    broken image

    O Desafio

    A small tagline

    No país do futebol, o posto de segundo esporte mais popular ainda é colocação desejada e disputada por diversas modalidades. Por isso, a iniciativa é certeira por parte da associação de basquete dos EUA. Com o desenvolvimento da internet, o acesso aos canais de TV estrangeiros e a compra de direitos por parte dos canais nacionais, as ligas americanas estão cada vez mais populares no Brasil. A América Latina e Ásia são as novas fronteiras para as grandes franquias esportivas, e qualquer motivo para colocar o pezinho aqui vale um esforço operacional.

    Um evento dessa magnitude só funciona com uma estrutura a prova de falhas. E a transmissão de dados claramente é um fator determinante em tais circunstâncias. Conciliar a área extensa do local com o volume de visitantes para a elaboração da melhor solução em conectividade e infraestrutura da rede no local foi o foco de trabalho da cúpula técnica da Vialink. Como o evento tinha a previsão de funcionar concomitantemente à duração dos Jogos Olímpicos Rio 2016, era necessário criar uma estrutura que não oscilasse e que mantivesse um desempenho linear durante todos os dias de funcionamento. A estimativa de público era alta e diário girava em torno de 5 mil visitantes. Outro desafio era o prazo para a instalação da estrutura. A Vialink teve apenas um mês para viabilizar toda a infraestrutura de comunicações, assim como a instalação da cobertura WiFi para o público e de conexões físicas para o funcionamento do evento.

  • "Os principais desafios da montagem da NBA House foram a falta de estrutura da edificação, a falta de comprometimento de alguns fornecedores, as dificuldades burocráticas com as entidades referentes ao evento e a dificuldade de termos a NBA como cliente, pois o grau de exigência e perfeccionismo é extremamente elevado. Encontramos na Vialink o que se espera de uma empresa profissional bem cotada no mercado."

    Eduardo Nogueira, Produtor Executivo na Octagon

    "Após a minha entrada no projeto reparei que estava a lidar com uma empresa séria e dedicada quanto ao projeto e seus clientes. Expresso as minhas sinceras palavras quanto à dedicação e o desempenho da Vialink com o projeto!

    Eduardo Nogueira, Produtor Executivo na Octagon

    "Na minha perspectiva a Vialink teve um papel crucial para a Octagon, pois conseguiu suprir todas as necessidades demonstrando um excelente desempenho. Manteve o cronograma, deu suporte de consultoria em outras áreas do projeto, ajudou a criar soluções mesmo quando não solicitada.

     

    Eduardo Nogueira, Produtor Executivo na Octagon

  • broken image

    A Solução

    A small tagline

    Diante do desafio, a Vialink precisou mobilizar a sua equipe de especialistas para colocar em prática o planejamento da forma mais completa. O galpão foi estudado e dividido em zonas para que todas as áreas fossem cobertas sem pontos cegos e sem desperdício de equipamentos. Ao mesmo tempo, foi disponibilizada uma equipe para ficar de plantão durante os dias de evento para eventuais emergências e para constante monitoramento dos equipamentos e da estrutura. A Vialink ainda forneceu no pacote de serviço internet para o navio Silver Cloud, que ficou atracado no Píer Mauá durante os jogos e hospedou os atletas do Dream Team.

    broken image

    O Resultado

    A small tagline

    A NBA House foi uma verdadeira cesta de 3, da qual a Vialink teve a satisfação de dar assistência! Abriu ainda mais o mercado local para as grandes franquias esportivas e aguçou o paladar dos investidores locais. A iniciativa ainda trás por tabela o fomento do esporte localmente, que vem perdendo espaço na preferência do público para o vôlei em função da ausência de resultados da seleção. A NBA House foi um sucesso de conteúdo e de estrutura. Tudo funcionou com padrão de primeiro mundo. A Vialink fez parte desse time, com o oferecimento de estrutura de rede de qualidade para o tráfego de dados dentro do espaço do evento. E sobre a participação nesse importante evento o nosso Supervisor de Infraestrutura de Rede, Daniel Longhi, pontuou como foi a dinâmica do projeto: “O trabalho da Vialink no evento foi oferecer a estrutura de rede e a internet. Distribuímos a internet pelo espaço do galpão através de rádios em alguns pontos, além de pontos de rede (principalmente para os stands). Recebemos o projeto pronto da Cisco e executamos toda a estrutura e a passagens de cabos e equipamentos. O grande desafio foi fazer em tempo curto mantendo a qualidade. O resultado final do trabalho foi super positivo, muito em função do nosso planejamento detalhado e da forma correta como foi executado todo o projeto. O evento foi um sucesso e os equipamentos funcionaram perfeitamente, prestigiando ainda mais o efeito da organização como um todo.”

    Além do sucesso de público, o evento foi coroado com um grande prêmio. Em uma iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) em parceria com a Empresa Olímpica Municipal (EOM), com a Subsecretaria de Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro e com a Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura da cidade anfitriã criou o prêmio "Casas da Hospitalidade Rio 2016", que elegeu as melhores casas da Olimpíada. Trinta e quatro dos 53 espaços temáticos concorreram em seis categorias. Em votação popular, a NBA House foi eleita a Melhor Casa Temática dos Jogos com mais mil votos. O evento ficou marcado na memória dos cariocas e eternizado dentro da organização do maior evento esportivo do planeta.